Atenção alunos a nova prova da liga vai ser prestada dia 22/07 as 9:00h da manhã no anfiteatro do pavilhão São Miguel na santa casa de misericórdia inscrições abertas contato 981426378 falar com Andrea
Liga DST Hanseniase/RJ
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Default font size Decrease font size default style green style red style
Wednesday 26 Jul 2017
Você esta em: Inicio arrow Aprenda sobre Hanseníase
Aprenda sobre Hanseníase
Índice de Artigos
Aprenda sobre Hanseníase
Página 2

 

 A  hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.

A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas da fala e que são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz. Outra possibilidade é o contato direto com a pele através de feridas de doentes. No entanto, é necessário um contato íntimo e prolongado para a contaminação, como a convivência de familiares na mesma residência. Daí a importância do exame dos familiares do doente de hanseníase.

A maioria da população adulta é resistente à hanseníase, mas as crianças são mais susceptíveis, geralmente adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família. O período de incubação varia de 2 a 7 anos e entre os fatores predisponentes estão o baixo nível sócio-econômico, a desnutrição e a superpopulação doméstica. Devido a isso, a doença ainda tem grande incidência nos países subdesenvolvidos.



 

Tradutor de Idiomas